29.9.06

EMIGRAÇÃO


O que queres ser quando cresceres? Emigrante. Apesar da conotação negativa imposta pela sociedade ao termo. Algo difícil de perceber.

Será o tradicional pessimismo Português, a tendência para fazer tudo parecer mau? Assim, se em Portugal as coisas estão mal, e se os Portugueses saem do país, então vão fazer com que, nos seus destinos as coisas fiquem mal. Será apenas inveja? Afinal de contas, os emigrantes Portugueses são muitas vezes descritos como dos melhores profissionalmente, enquanto em Portugal governa a pasmaceira laboral.

Não tenho duvidas quanto à certeza da minha emigração. Não se trata de não ser patriótico, apesar de alguns aspectos do país serem...controversos. Não se trata apenas do gosto pela viagem. Não se trata de querer abandonar tudo e todos e recomeçar. Trata-se apenas de um instinto. O rumo a seguir é fácil de descortinar: dirigir-se para fora. Para onde? Aqui, o gosto pela viagem já intervem. Preferivelmente, um sitinho bem frio no Norte da Europa. Onde as noites são maiores que as portuguesas. Onde há bastantes renas. Onde o Inverno é frio e o Verão fresquinho.

2 comentários:

Zoé Mourão disse...

Vamos emigrar!
para onde?

LONDRES!

OH YEAH!

bj

Anónimo disse...

emigrar?

ou estares fora uns tempos?
não é a mesma coisa...
e o heroísmo de que falas no texto acima também se refere a quem, com todas as condições para ser muitíssimo bem sucedido no estrangeiro, decide arriscar... no seu próprio país, depois de ganhar maturidade e bases noutros países.

não concordas?

gosto de ti, não te quero longe =P
mas acima dos meus afectos pessoais... o meu país precisa mais de ti do que eu.

beijo enorme.


como não podia deixar de ser,
xica