8.6.09

Obama a Europeu!

(gostava bastante de poder ter votado neste singelo sujeito para um parlamento que não é nada singelo, sendo até bastante idiota)





Este é o discurso de Obama na Universidade do Cairo. Curiosamente não está nem a mostrar-se o líder da grande potência mundial hostilizando o inimigo islâmico, nem a hipocritamente derreter-se em falsos elogios aos muçulmanos. Pelo contrário, o que ouvi até agora (ainda não ouvi o discurso todo, confesso) foi o diálogo aberto, o reconhecimento dos erros americanos e dos erros islâmicos, a crença na possibilidade de mudança sem deixar de reafirmar algumas posições americanas, nomeadamente no que concerne o Afeganistão e Israel. Este homem tem-nos no sítio, e atrevo-me a conjecturar que há-de ter um belo par deles. Há poucos destes na Europa, desbocados ao ponto de apontarem livremente o dedo a quem quer que esteja errado, inclusivamente a si próprios se se der o caso. (veja-se a reacção socrática à derrota nas Europeias)


Um pequeno agradecimento ao British Council por proporcionar um fantástico espaço de debate e aprendizagem de tudo e mais alguma coisa, nomeadamente discursos obâmicos.

1 comentário:

Xico disse...

Haha atrasadinho, o Miguel (paguedes) postou isso um dia antes de ti!